SP02


SPO2 pode ser dividido nos seguintes componentes: 'S' indica a saturação; P indica pulso e O2 é o oxigênio. A abreviação é uma medida da quantidade de oxigénio, afixada nas células de hemoglobina dentro do sistema circulatório. Em suma, essa leitura indica a quantidade de oxigênio que está sendo carregada pelas células vermelhas do sangue. Como medida a SPO2 indica quão eficazmente um paciente está a respirar e como o sangue é transportado através do corpo. A SPO2 usa uma percentagem para indicar esta medida. A leitura média para um adulto normal é de 96%.

O que é isso?
A SPO2 é medida usando um oxímetro de pulso, que consiste em um monitor computadorizado e uma sonda. A sonda pode ser ligada à ponta do dedo de um paciente, a narina ou ao lóbulo da orelha. O monitor apresenta uma leitura da saturação do sangue do paciente com oxigénio. Isto é conseguido utilizando uma forma de onda que pode ser interpretada visualmente e de um sinal acústico, que corresponde ao pulso do paciente. O tom deste sinal diminui com a diminuição da saturação do sangue. O monitor também mostra a frequência cardíaca e um alarme está disponível para alertar o utilizador para rápidas/lentas taxas de pulso e níveis elevados/baixos de saturação.

O que ele faz?
O dispositivo do SPO2 mede tanto o sangue oxigenado como o não oxigenado. Duas frequências diferentes são usadas para medir estes dois tipos diferentes de sangue: vermelho e infravermelho. Este método é chamado de espectrofotometria. A frequência do vermelho é usada para medir a hemoglobina não saturada enquanto a frequência do infravermelho é usada para medir o sangue oxigenado. Se a maior absorbância é mostrada na banda do infravermelho, isto indica alta saturação. Por outro lado, se a maior absorbância está na banda vermelha, isto indica que há baixa saturação.

Como isso funciona?
A luz é refletida através do dedo e os raios resultantes são monitorados por um receptor. Uma parte da luz é absorvida pelos tecidos e pelo sangue, como a artéria se enche de sangue, a absorção aumenta. Da mesma forma que as artérias esvaziam, o nível de absorção diminui. Uma vez que a única variável neste exercício é o sangue que pulsa, os componentes estáticos (ou seja, pele e tecido) podem ser subtraídos do cálculo. Portanto, usando os dois comprimentos de onda de luz coletados durante a medição, o oxímetro de pulso calcula a saturação da oxihemoglobina.



Este gráfico mostra uma PaO2 de 80 com 92% de saturação de oxigênio na hemoglobina. Como a pressão de oxigênio aumenta, o mesmo acontece com os níveis de saturação da hemoglobina. A hemoglobina atinge uma capacidade máxima de 105 ou acima. A PaO2 facilita a avaliação indireta da PaO2 através da medição de SpO2.
• 97% Saturação = 97% PaO2 (normal)
• 90% Saturação = 60% PaO2 (perigo)
• 80% Saturação = 45% PaO2 (hipóxia grave)